Why has the price of insurance gone up? (Portuguese)

Written by Zego

Published on

Desde a compra de alimentos e combustíveis até às contas de eletricidade e telefone, parece que tudo ficou mais caro ultimamente. Incluindo o seguro.

Na verdade, o custo médio do seguro automóvel foi 25% maior em 2023 do que no ano anterior (fonte: Associação de Seguradoras Britanicas 2024).

A inflação e o custo de vida alto atuais são parcialmente responsáveis, mas existem outros fatores que podem fazer com que o preço da sua apólice suba.

Aqui está um resumo rápido:

  • A inflação crescente aumentou o custo da maioria dos bens e serviços, incluindo os materiais usados para fabricar e reparar carros.
  • A indústria automóvel ainda está a sofrer com a escassez causada pela pandemia, o que está a fazer com que os preços aumentem ainda mais.
  • Ficou mais caro reparar e substituir veículos após um acidente, devido ao custo elevado da tecnologia dos carros modernos.
  • Se algo mudou desde a sua última cotação — por exemplo, se você mudou de casa ou comprou um carro novo — o custo da renovação da sua apólice provavelmente mudará também.

Continue a ler para saber mais.

Escassez de veículos

Durante a pandemia, as empresas e a indústria de transporte foram duramente atingidas. Incluindo as fábricas que produziam os chips semicondutores e as cadeias de abastecimento que os transportavam.

Esses chips são usados para fabricar muitos produtos diferentes, incluindo veículos. E estes são caros — os chips e a sua tecnologia podem representar cerca de um terço do custo de um carro médio.

A escassez de semicondutores levou a atrasos na entrega de novos veículos particulares e comerciais, com um acumulação de encomendas que remonta a 2022.

Essa escassez de novos veículos aumentou o valor de mercado dos carros usados, incluindo carros de aluguer e veículos de substituição usados por seguradoras.

Se você se envolver num acidente automóvel e o seu carro precisar ser reparado ou substituído, a sua seguradora cobrirá o custo. Como esses custos aumentaram, o custo da sua apólice de seguro também aumentará.

O aumento do custo da tecnologia

A evolução da tecnologia dentro dos nossos carros progrediu rapidamente. Desde os faróis com deteção de luz até ignição sem chave, todas essas adições modernas tornam os nossos carros melhores, mais inteligentes e mais eficientes. No entanto, tudo isso tem um custo.

À medida que o valor dos carros e das suas peças aumentaram, o custo de repará-los ou substituí-los também aumentou. E esse custo é repassado à sua seguradora após uma participação do sinistro.

O crescimento do número de carros com sistema de abertura sem chave também resultou num aumento do número de roubos, o que faz aumentar os riscos de seguro e os custos associados.

Portanto, enquanto a nova tecnologia é ótima na estrada, a mesma está a afetar o preço do seu seguro.

Os seus fatores de risco como condutor

Além da economia global e das mudanças na indústria, existem razões mais próximas de casa que podem fazer o preço do seu seguro subir.

A primeira coisa a saber é que o seguro automóvel é baseado em risco. Se uma seguradora achar que o risco do seu carro ser danificado ou roubado é alto, você provavelmente irá pagar mais do que alguém que eles consideram de baixo risco.

É bom saber quais os fatores de risco que podem afetar o preço do seu seguro. Aqui estão alguns dos principais.

O seu histórico de condução

Se você se envolveu num acidente de trânsito desde a sua última cotação, o preço do seu seguro na altura da renovação poderá subir.

Mesmo que não tenha sido sua culpa, a sua seguradora precisará considerar qualquer participação de sinistros anteriores para calcular o seu risco como condutor.

Pontos na sua carteira

O mesmo acontece com os pontos na sua carta de condução. Quanto mais pontos você tiver, mais provável é que o custo do seu seguro suba. Dependendo do tipo de penalização, alguns pontos podem permanecer na sua carta de condução durante anos.

Se os pontos forem adicionados à sua carta de condução, certifique-se que os declara. Caso contrário, a sua seguradora pode não pagar se você fizer uma participação do sinistro.

O seu veículo

Se o seu carro ou van valer muito dinheiro, você pode acabar por pagar um pouco mais pelo seu seguro. Isso porque custará mais para a sua seguradora repará-lo ou substituí-lo caso fosse danificado.

Os veículos caros são também mais propensos a serem roubados, pois os ladrões tendem a roubar os carros que valem mais. Este fator de risco pode também ser adicionado à cotação do seu seguro na altura da renovação da sua apólice.

O mesmo acontece com os veículos potentes. Se o motor do seu carro tiver uma grande capacidade ou for modificado para ter uma maior velocidade, a sua seguradora pode pensar que você tem mais probabilidade de se envolver num acidente.

Onde você mora

As seguradoras usam o seu código postal e local onde o seu veículo é estacionado à noite para ajudar a calcular o seu perfil de risco.

Se a criminalidade na sua àrea de residência for alta ou se o seu veículo estiver estacionado numa rua movimentada (em oposição a uma garagem trancada), você pode acabar por pagar mais pelo seu seguro.

Portanto, se você mudar de endereço antes da renovação do seu seguro, verifique sempre como é que essa alteração irá afetar o preço que você irá pagar.

Condenações criminais

Mesmo se você for condenado por um crime que não esteja relacionado com acidente automóvel, a probablidade do seu seguro automóvel ficar mais caro aumenta. As condenações criminais são associadas a um perfil de condutor de risco, então a sua seguradora levará isso em consideração ao calcular a cotação do seu seguro.

Vale a pena sublinhar que algumas seguradoras irão também querer saber sobre os seus antecedentes criminais, então não se esqueça de verificar o que precisa declarar.

Como gerir o custo do seu seguro

A inflação e a economia global estão obviamente fora do seu controle. Mas ao gerir o seu risco como condutor, você pode ajudar a reduzir o valor que paga pelo seu seguro.

Aqui estão algumas dicas:

  • Tente manter um histórico de condução limpo e evitar pontos na sua carteira de condução.
  • Proteja o seu “No Claims Bonus Discount” (NCD) quando comprar a sua apólice para que, no caso de você se envolver num acidente, não perca o seu desconto.
  • Verifique se o seu veículo está a influenciar o preço do seu seguro.
  • Se puder, estacione o seu veículo num local seguro durante a noite e informe a sua seguradora.
  • E verifique se você é elegível para ter uma apólice com a Zego Sense app — o nosso seguro telemático para bons condutores (pode poupar dinheiro).

O que é a Zego Sense?

A Zego Sense é a nossa apólice de seguro inteligente que recompensa a boa condução com preços mais baixos.

Funciona com a aplicação Sense para o telemóvel, que usa os sensores do seu smartphone para rastrear como você conduz — tendo como exemplo as curvas, travagens e acelerações.

Dirija com segurança e a pontuação da sua condução será elevada na Zego Sense app, o que poderá contribuir para uma melhor cotação na altura de renovar a sua apólice.

Portanto, se você está à procura de um seguro para transporte de passageiros ou para van, você pode poupar mais ao escolher a Sense app.

Basta obter uma cotação rápida online e depois baixar e instalar o aplicativo após comprar sua apólice.

Descubra mais sobre a Sense app.